Por Alysson Melo

 

O cardápio do À La Carte desta quinta (07/05) traz raridades pra você: “Fabrica dos Prazeres”(2007), de Ekachai Uekrongtham, filme da Singapura, inédito no Brasil, apresentado no Festival de Cannes 2007; “Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti”(1985), deliciosa comédia do japonês Juzo Itami; “Sonho”(2008), do premiado diretor sul-coreano Kim Ki-duk, também inédito no Brasil; e “Segunda Chance”(2004), de Dylan Kidd, com atuação premiada de Laura Linney!

– O título “Fábrica dos Prazeres”(Singapura, 2007) é uma alusão ao famoso bairro Geylang, na Singapura, conhecido como o “bairro da luz vermelha”, onde aventureiros em busca de prazer e profissionais do sexo se misturam nas três histórias que o filme entrelaça. Este é o primeiro filme inteiramente ambientado em locações reais de Geylang. Em um dos papeis principais está a premiada atriz taiwanesa Yang Kuei-Mei, famosa por filmes como “Comer Beber Viver”(1994), de Ang Lee, disponível no À La Carte, “Vive l’Amour”(1994), “O Rio”(1997), “O Buraco”(1998) e O Sabor da Melancia”(2005), todos de Tsai Ming-liang. “Fábrica dos Prazeres” é o segundo longa-metragem de Ekachai Uekrongtham, um diretor de teatro tailandês residente em Singapura.

Fábrica dos Prazeres (2007)

– “Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti”(Japão, 1985), de Juzo Itami, é uma comédia de dar água na boca, com a sua mistura de culinária e romance, com cenas bem apimentadas.  O diretor, que era filho de outro cineasta, Mansaku Itami, presta uma bela homenagem ao Cinema, com referências ao gênero Wester, principalmente. Talentoso e irreverente, Juzo Itami(1933–1997), que era casado com a atriz Nobuko Miyamoto, a Tampopo do título, morreu aos 64 anos, deixando uma filmografia de apenas 11 longas.

Tampopo: Os Brutos Também Comem Spaghetti (1985)

– “Sonho” é um filme inédito nos cinemas brasileiros, dirigido pelo sul-coreano Kim Ki-duk, um dos diretores mais premiados da atualidade, Melhor Diretor no Festival de Berlim 2004, e vencedor do Um Certain Regard no Festival de Cannes 2011, além de dezenas de outros prêmios. “Sonho” é mais um belíssimo filme do realizador de obras-primas como “Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera”(2003) e “Casa Vazia”(2004).

Sonho (2008)

– Adaptado do romance “P.S.”, da escritora americana Helen Schulman, a comédia “Segunda Chance”(EUA, 2004), de Dylan Kidd, tem como protagonistas  Laura Linney, Melhor Atriz no Festival de Mar del Plata, e Gabriel Byrne. Este é o segundo dos três longas do diretor americano Dylan Kidd, que estreou com “Roger, O Conquistador”(2002), vencedor do Prêmio FIPRESCI no Festival de Veneza.

Segunda Chance (2004)

Sinopses: 

FÁBRICA DE PRAZERES 

(Kuaile Gongchang)
Singapura, 2007, cor, 88 min., drama, idioma: (legendado), 18 anos.
Direção: Ekachai Uekrongtham
Elenco: Yang Kuei-Mei, Amanda Everingham e Zihan Loo.

Uma história sobre pessoas que buscam prazer e outras pessoas que o oferecem em Geyland: o popular bairro da “luz vermelha” da Singapura. Durante o curso de uma noite, um jovem cadete perde a virgindade, uma adolescente é iniciada na indústria do prazer e uma prostituta cansada paga um bom dinheiro a um jovem em troca de uma canção que ele nunca chega a cantar.

TAMPOPO OS BRUTOS TAMBÉM COMEM SPAGHETTI 

(Tampopo)
Japão, 1985, cor, 114 min., comédia, idioma: japonês (legendado), 14 anos.
Direção: Juzo Itami
Elenco: Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto e Ken Watanabe.

Tampopo é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do ramen –  tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga ela recebe é orientada por Goro, um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

SONHO 
(Bi-Mong)
Coreia do Sul, 2008, cor, 95 min., drama, idioma: coreano (legendado), 14 anos.
Direção: Kim Ki-duk
Elenco: Joe Odagiri, Nayoung Lee e Mi-hee Chang.

Artista plástico tem um pesadelo com um acidente que realmente acontece. A partir daí, sua vida começa a se confundir, entre sonho, delírio e realidade.

SEGUNDA CHANCE 
(P.S.)
EUA, 2004, cor, 97 min., comédia/romance, idioma: inglês (legendado), 14 anos.
Direção: Dylan Kidd
Elenco: Laura Linney, Gabriel Byrne e Marcia Gay Harden.

Louise Harrington é uma divorciada solitária que trabalha na Universidade de Columbia. Ao conhecer um aluno que lhe lembra muito alguém que conheceu, ela se envolve romanticamente com ele e passa a viver entre o passado e o presente.