Por Alysson Silva

 

De 22 de outubro a 04 de novembro de 2020 .

 

Acesse em:

Site: www.mostra.org

 

Pela primeira vez, a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ocorrerá majoritariamente de forma virtual, por meio de uma  plataforma exclusiva, a MOSTRA PLAY. Para garantir a qualidade da  transmissão das melhores e mais recentes produções cinematográficas  do mundo, a Mostra trabalhará com as empresas FESTIVAL SCOPE e  SHIFT72, que se uniram na pandemia e foram responsáveis pelas  edições online dos festivais de TORONTO e TRIBECA e pelo MERCADO de  CANNES. 

Todos os filmes desta edição do evento poderão ser acessados pelo site  da Mostra (mostra.org), que irá direcionar para as plataformas. Os  títulos disponibilizados na MOSTRA PLAY custarão R$ 6,00 por  visualização. Este ano, dada as diferentes formas de exibição e ao valor  reduzido dos ingressos, a Mostra não oferecerá pacotes e haverá  número limitado de visualizações por filme. 

Também ocorrerão sessões no Belas Artes Drive-in e no Cinesesc Drive in (na unidade Sesc Parque Dom Pedro II). A programação dos filmes  que serão exibidos nesses espaços foi realizada em parceria com os dois  cines drive-in a partir de filmes da seleção da Mostra

Tendo em vista que, este ano, a Mostra não trará seus convidados para  São Paulo, a presença dos diretores e profissionais da área se dará por  meio de vídeos enviados previamente, entrevistas especiais gravadas e  lives. 

 

♦Nova Ordem (New Order), longa-metragem dirigido pelo mexicano Michel Franco, vencedor do Grande Prêmio do júri em Veneza, abre a 44ª Mostra no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 19h30, no Belas Artes Drive-In, com apresentação virtual de Renata de Almeida e Serginho Groisman. O público terá acesso à cerimônia pela plataforma Mostra Play e, a partir das 00:01 do dia 23, o título também poderá ser visto online .

♦ A seleção de filmes deste ano soma 198 títulos, vindos de 71 países, que serão apresentados nas seções Perspectiva Internacional, Competição Novos Diretores, Mostra Brasil e Apresentação Especial .

♦ Além das exibições em streaming, a 44ª Mostra terá sessões no Belas Artes Drive-in (Memorial da América Latina) e Cinesesc Drive-in (unidade Sesc Parque Dom Pedro II). As plataformas Spcine Play e Sesc Digital darão acesso gratuito a 30 títulos .

♦ Entre os confirmados na seleção está o vencedor do Urso de Ouro em Berlim, Não Há Mal Algum (There is no Evil), dirigido pelo iraniano Mohammad Rasoulof.

♦ Dois títulos do artista Ai Weiwei serão exibidos no evento: o documentário Coronation, que retrata o confinamento em Wuhan durante o início do surto de covid-19, e o longa Vivos .

♦ Terão apresentação especial nesta 44ª edição da Mostra os curtas Escondida (Hidden), de Jafar Panahi, Uma Noite na Ópera (A Night at the Opera), de Sergei Loznitsa e A Visita (Visit), do diretor Jia Zhangke, autor do pôster do ano e diretor do longa Nadando Até o Mar Se Tornar Azul, confirmado no evento .

♦ Homenagem póstuma ao diretor brasileiro Fernando Coni Campos (1933- 1988) terá a exibição dos longas Viagem ao Fim do Mundo (1968), Ladrões de Cinema (1977) e O Mágico e o Delegado (1983).

♦ Nesta 44ª edição, o Prêmio Humanidade será entregue aos funcionários da Cinemateca Brasileira e também ao conceituado documentarista americano Frederick Wiseman; a Mostra também exibe o filme mais recente do diretor, City Hall .

♦ A produtora Sara Silveira, que integra o júri da Mostra, será homenageada pelo evento com o Prêmio Leon Cakoff .

♦ Além de Sara Silveira, completam o júri da Mostra o diretor de teatro e cinema Felipe Hirsch, e a montadora Cristina Amaral .

♦ A quarta edição do Fórum Mostra, que promove encontros e debates de cinema, literatura e assuntos contemporâneos da cultura será realizado virtualmente nos dias 28, 29 e 30 de outubro .

 

PATROCINADORES DA 44ª MOSTRA 

 

Apresentam a 44ª MOSTRA o MINISTÉRIO DO TURISMO, o GOVERNO DO ESTADO  DE SÃO PAULO, por meio da SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, o  ITAÚ, o SESC e a CPFL ENERGIA. Através da LEI DE INCENTIVO À CULTURA e do  PROAC, o patrocínio do ITAÚ; a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; o apoio da  PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO DE PAULO e do PROJETO PARADISO; a  colaboração do ITAÚ CULTURAL, do INSTITUTO CPFL, da REVISTA 451 e da  IMPRENSA OFICIAL. Promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, do CANAL  ARTE 1, do CANAL BRASIL, da TV CULTURA, da REVISTA PIAUÍ e da RÁDIO CBN. A  Realização é da ABMIC, do GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, por meio da  SECRETARIA DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, da SECRETARIA ESPECIAL DA  CULTURA e do MINISTÉRIO DA CIDADANIA/GOVERNO FEDERAL.