Por Redação

 

DESTAQUES DA SEMANA:

22 A 28 DE JUNHO

 

Roda Viva ­– Silvio e Almeida

Nesta segunda-feira (22/6), o filósofo, professor e jurista Silvio Almeida é o convidado do programa Roda VivaEle irá falar, principalmente, sobre a onda de protestos antirracistas ao redor do mundo. A bancada de entrevistadores será formada por Thiago Amparo, professor de direito da FGV-SP e colunista do jornal Folha de S.Paulo; Paulo Cruz, professor de filosofia e colunista do jornal Gazeta do Povo; Paula Miraglia, antropóloga e diretora geral do Nexo Jornal; Flavia Lima, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo; e Joyce Ribeiro, apresentadora do Jornal da Tarde, da TV Cultura. Haverá ainda a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h, ao vivo, na TV Culturano site da emissora, TwitterFacebookYouTube e LinkedIn.

Café Filosófico Expresso – Macunaíma e a preguiça primordial

Na terça-feira (23/6), o Café Filosófico Expresso vai ao ar com uma reflexão acerca da preguiça e o livro Macunaíma, de Mário de Andrade, que conduz a linha de raciocínio. A preguiça primordial do personagem e o lado positivo de abrir vias ao ócio como antagonista do negócio são algumas questões discutidas ao longo da exibição. O terceiro episódio, parte do novo projeto da CPFL, percorre um trajeto entre a Casa Mário de Andrade e o Café Vila Di Vó. Com Eneida Maria de Souza e Frederico Barbosa, vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

A Poesia Vence a Pandemia – Lenora de Barros

Para mostrar que a arte rompe o isolamento, o jornalismo da TV Cultura leva ao ar a série A Poesia Vence a Pandemia, que traz entrevistas inéditas sobre o desenvolvimento do processo criativo na quarentena. As reportagens especiais podem ser vistas no Jornal da Tarde, a partir das 12h, e no Jornal da Cultura, a partir das 21h15, na TV CulturaFacebookTwitter e YouTube. Nesta quarta-feira (24/6) é a vez de Lenora de Barros, artista plástica e poeta, integrante do Projeto Quarantine, que incentiva a produção e o colecionismo em tempos de quarentena.

Revista do Esporte – Dia do Atleta Olímpico

Revista do Esporte desta quarta-feira (24/6) pega carona no Dia do Atleta Olímpico, comemorado no dia anterior, e bate um papo com Magic Paula, uma das maiores jogadoras de basquete que o Brasil revelou. Além disso, comentários sobre as decisões do futuro da Liga de Basquete Feminino e os principais fatos esportivos da semana completam a edição. Com apresentação de Vladir Lemos, vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Opinião Nacional – Educação na Pandemia

Opinião Nacional desta quarta-feira (24/6) fala sobre a educação em tempos de pandemia. Será discutido como está sendo o aprendizado neste momento da quarentena, bem como as desigualdades entre os alunos e as incertezas que envolvem o retorno às aulas presenciais. Também será comentada a recente saída do ministro Abraham Weintraub do Ministério da Educação. Para tratar dos temas, o programa recebe o ex-ministro da educação Renato Janine Ribeiro e a presidente executiva do movimento Todos Pela Educação, Priscila Cruz. Com apresentação de Andresa Boni, vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura.

Hypershow – Elza Soares

Hyperhsow desta quarta-feira (24/6) vai ao ar com a apresentação Deus é mulher, de Elza Soares. O álbum, 33º da cantora carioca, enaltece a energia feminina e aborda temas como as religiões africanas, a discriminação da população LGBTQI+, negra e das mulheres. Ao longo do show, Elza performa os sucessos do álbum, como O Que Se Cala, Exu Nas Escolas, Banho. Apresentado por Luiz Flávio Lima, vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

DOC.MUNDO – Quem Foram os Gregos (Parte 1)

Nesta quinta-feira (25/6), estreia na TV Cultura o documentário Quem Foram os Gregos, dividido em duas partes. No episódio 1, o Dr. Michael Scott investiga o estranho mundo dos antigos gregos. Perguntando como eles viveram e o que eles acreditavam, ele descobre um mundo de deuses, democratas e guerreiros, cheio de práticas perturbadoras e ultrajantes, habitado por um povo que poderia ser tão brutal quanto brilhante. Vai ao ar às 20h15, na TV Cultura.

Cientistas Brasileiros Entre os Melhores – Ricardo Gazzinelli

Nesta quinta-feira (25/6), o terceiro episódio inédito da série Cientistas Brasileiros Entre os Melhores fala sobre o trabalho de desenvolvimento de vacinas do Dr. Ricardo Gazzinelli. Doutor em imunologia e bioquímica, Gazzinelli é especializado em doenças infecciosas. Graduou-se como veterinário e concluiu doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com tese acerca da imunopatologia da Doença de Chagas. Hoje, junto com sua equipe na UFMG e na Fiocruz, desenvolve trabalho da vacina Leish-tec, vacina canina contra a leishmaniose. A edição vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.

As Coisas Que Você Precisa Saber – Corpo Humano

Na sexta-feira (26/6), a série As Coisas Que Você Precisa Saber estreia na TV Cultura, e o tema do primeiro episódio é o corpo humano. O programa tenta responder perguntas como “por que tenho o queixo da minha avó?”, “por que estou de ressaca?” e “como nos pareceremos daqui a mil anos?”. As respostas podem ser surpreendentes e fazer com que o corpo humano seja visto sob uma nova luz. Vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Figuras da Dança – Mara Borba

Nesta sexta-feira (26/6), o Figuras da Dança apresenta Mara Borba. Como bailarina, Mara usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada também por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. A atração vai ao ar à 00h15, na TV Cultura.

Cultura Livre – Terno Rei

No sábado (27/6), o Cultura Livre recebe a banda Terno Rei, que apresenta músicas como YokoDia LindoSolidão de Volta e Roda Gigante, todas presentes no disco Violeta, terceiro álbum da carreira do grupo. O programa ainda conta com a presença do músico Toquinho, no quadro Minha Primeira Vez. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Clássicos – Filarmônica de Viena – Concerto de Verão Schönbrunn

No sábado (27/6), é exibido o tradicional Concerto de Verão da Orquestra Filarmônica de Viena. O espetáculo, que acontece anualmente nos jardins do palácio de Schönbrunn, já recebeu mais de 100 mil espectadores. Na apresentação, a orquestra, tida como uma das melhores do mundo, conta com a regência do venezuelano Gustavo Dudamel e com a participação da pianista chinesa Yuja Wang. O grupo performa clássicos de George GershwinLeonard BernsteinSamuel Barber Dvorák. Vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

Sr. Brasil – Célia e Quarteto Vagamundo

Neste domingo (28/6), o Sr. Brasil recebe a cantora Célia e o Quarteto Vagamundo. No programa, a artista, que já gravou com Carmen Miranda, Roberto Carlos, Ivan Lins e outros mestres da música, interpreta O Que Tinha Que Ser e Minha História. Quarteto Vagamundo, de Uberlândia, Minas Gerais, apresenta O Brasí Me Chamô, O Brasil É Meu e outras. Comandado por Rolando Boldrin, o programa vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Café Filosófico – Atila Iamarino

No domingo (28/6), a nova edição do Café Filosófico #FicaEmCasa recebe remotamente o biólogo e pesquisador Atila Iamarino para tratar da ciência da covid-19. O programa propõe discutir um panorama da maior pandemia da nossa história recente, enquanto relembra pandemias passadas e analisa os legados deixados por elas, tanto na cultura, quanto na biologia. Vai ao ar às 19h, na TV Cultura.

Persona – Débora Duarte

No domingo (28/6)Débora Duarte é a homenageada do Persona. Famosa por seus papéis emblemáticos em novelas e minisséries de sucesso, Débora conta com mais de 60 anos de trabalhos ininterruptos. Além da televisão, ela carrega em sua bagagem personagens marcantes no cinema e nos palcos de teatros. O ator, escritor e dramaturgo Mauro Gianfrancesco e o ator Edwin Luisi são os responsáveis por conduzir a entrevista. Com mediação de Atílio Bari, o programa vai ao ar às 21h15, na TV Cultura