Por Alysson Silva Nota:

 

Em mais um lançamento da California Filmes, sempre trazendo boas safras do cinema frances, eis que temos ” Minhas Férias com Patrick” que esteve presente na última edição do Festival Varilux de Cinema Francês , agora estréia nos cinemas brasileiros. Filme que se trata de uma comédia sobre amor e amizade. O longa parte da premissa de uma mulher que se aventura a seguir o seu amante em uma viagem e com isso diversas situações hilárias e desastrosas acontecem.

A história fala sobre Antoinette Lapouge(Laure Calamy), uma mulher que ânsia por passar as férias de verão com o seu amor Vladmir (Benjamin Lavernhe) , um homem casado e pai de sua aluna . Apesar de terem esse envolvimento proibido, eles se encontram as escondidas e mantém esse relacionamento até que eles resolve passar uma semana com a familia. Ela para se vingar resolver ir atras do amado viajando até Cevenas, uma área no centro-sul da França repleta de montanhas e trilhas. E ja em seu destino final a mulher vai ter de seguir o roteiro comprado, tendo que fazer caminhada junto com um burro chamado Patrick.

@Divulgação Califórnia Filmes

À direção fica a cargo de Caroline Vignal em seu segundo longa-metragem desde “Girlfriends” (2000). A diretora agora se aventura em uma comédia e consegue em seu novo trabalho, um filme leve, divertido e singelo.

A protagonista é vivida pela atriz Laure Calamy, já bem conhecida em diversos filmes franceses de sucesso , sendo mais reconhecida na série “Dix pour Cent” da Netflix. Aqui ela da vida a professora Antoinette, e é muito bom ve-la em cena. Ela conseguiu montar uma personagem forte, engraçada e decidida. Eu particularmente não conhecia o seus trabalhos, mas agora irei dar uma chance. Ja o seu parceiro de cena o ator Benjamin Lavernhe mais conhecido por seu trabalho no filme Amor à Segunda Vista, apesar do pouco tempo em cena, faz um trabalho satisfatório e uma boa química com Laure.

@Divulgação Califórnia Filmes

Apesar da pouca experiência em direção, Vignal consegue dar conta do recado também escrevendo o roteiro e fazendo uma adaptação do livro “Viagem com um burro pelas Cevenas” por Robert Louis Stevenson, de 1879. No livro o autor foca na experiência e convivência da relação de amor e ódio entre a protagonista e o burro. Já no filme a essência está presente e vemos o desenrolar dessa amizade icônica e irreverente.

O enredo nos remete muito a uma comédia romântica, mas é bem mais que isso. Aqui vemos o desenrolar de uma mulher que ama e quer ser amada. A protagonista ama ser professora e seus alunos, tendo uma boa vida profissional, ja no campo amoroso ela recebe um pouco de amor em alguns momentos que para ela foi suficiente, mas tem apuros em viver esse sentimento. Quando falam que uma mulher apaixonada e cega comente loucuras, esse ditado se torna cada vez mais certo. Antoinette não só quer viver intensamente esse amor, como corre atras do seu parceiro e todo o seu caminho muda após conhecer Patrick que nos leva a várias situações hilariantes e cômicas.

@Divulgação Califórnia Filmes

A narrativa mostra essa convivência entre a mulher e o burro que no inicio é difícil e ardua, mas que com o passar dos dias, vai se alterando conforme eles passam cada vez mais tempos juntos. Aqui vemos ela se vendo obrigada a fazer trilhas com ele inicialmente por obrigacao. De fato Patrick não é um animal fácil de ser lidado e possui uma certa resistência com humanos, fazendo com que a protagonista queira desistir em alguns momentos. Antoinette é uma pessoa forte, apesar de sensível e não é de desistir com facilidade. E pouco a pouco vemos o desabrochar de uma improvável amizade entre eles.

É muito interessante ver o quanto a estrela do filme, cresce e amadurece. De inicio vemos uma mulher loucamente apaixonada, como se fosse uma adolescente, ficando saltitante ao receber uma mensagem do seu amor e com o desejo aflorado a se entregar de corpo e alma a essa paixão e depois o quanto ela se sente boba, perdida e machucada com o seu coração partido. Ela encontra em Patrick um suporte que ela precisava para poder seguir em frente .

@Divulgação Califórnia Filmes

Antoinette nos Cévennes no titulo original, se trata de um confort movie, mostrando uma história de vida e superação onde uma amizade pode te tirar do fundo do poço e de como essa amizade te faz ser uma pessoa melhor. O filme foi filmado em Cévennes na França e possui belíssimas paisagens, além de uma trilha sonora reconfortante . Minhas férias com Patrick vai te fazer rir, chorar e se encantar por essa história, te trazendo uma sensação boa de alegria, paz e conforto sobre uma verdadeira amizade e muito afeto, na busca por dias melhores e a viver intensamente.