Por Alysson Silva

 

“Ponha-se no seu lugar!” (Editora Ática) é uma releitura do conto “O Nariz” de Nikolai Gógol para literatura juvenil; autora Ana Pacheco participa de live de lançamento com idealizador da coleção Jiro Takahashi e escritor Luiz Puntel no dia 28/10.

A mais tradicional série de literatura juvenil brasileira desde 1970, a Coleção Vaga-Lume da Editora Ática, retoma seus lançamentos com “Ponha-se no seu lugar!”. Escrito pela professora doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo Ana Pacheco, o livro consiste em uma releitura do clássico conto de 1836 “O Nariz”, do autor russo Nikolai Gógol, uma das figuras centrais do movimento surrealista literário na Rússia. A obra ainda conta com projeto gráfico do ilustrador Bernardo França.

Aproveitando o mês em que se comemora várias datas relevantes para o público leitor, como o Dia Nacional da Leitura e o Dia Nacional do Livro, o lançamento acontece por meio da live “Coleção Vaga-Lume através dos tempos” com a presença da autora Ana Pacheco, do idealizador da coleção Jiro Takahashi e do escritor Luiz Puntel no dia 28/10. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

O livro conta a história de Lucas, um menino que perde o seu nariz, o qual é jogado por seu arqui-inimigo no lixo. O nariz, no entanto, ganha vida própria e passa a fazer sucesso entre os jovens do colégio, conquistando até Florinha, a paixão de Lucas. O rapaz começa então sua aventura de reconquistar seu nariz e colocá-lo em seu lugar.

Adaptando o conto russo que o inspira, “Ponha-se no seu lugar!” trabalha de forma lúdica e cômica temas de grande relevância para o desenvolvimento da juventude leitora, como crítica social e identidade. Enquanto se encaixa no campo de cotidiano da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele aborda tópicos como adolescência, identidade, sexualidade e crítica social. Isso permite a apropriação dos leitores de questões relevantes com naturalidade e diversão. Seguindo o caminho de “O Nariz” e expondo pontos importantes da sociedade, o livro busca reinventar a antiga história para que alcance as novas gerações e um público mais jovem.

 

Serviço
Dia: 28 de outubro, quarta-feira, às 17h
Inscrições: clique aqui – evento gratuito
Mediador: Laura Vecchioli
Convidado: autora Ana Pacheco, idealizador da Coleção Vaga-Lume Jiro Takahashi e escritor Luiz Puntel
Ficha técnica
Ponha-se no seu lugar!
Série: Vaga-Lume
Autora: Ana Pacheco
Segmento: Literatura Juvenil
Gênero: Novela
ISBN: 978-85-0819-648-7
Páginas: 72 | Formato: 13,4 x 18,5 cm
Faixa etária: 7º e 8º anos
CAE: 727331 | CL: 525028
Perfil leitor: Autônomos (9 anos em diante): Leio sozinho
Preço: 49,90