De forma gradual a indústria cinematográfica vai se reerguendo em meio ao caótico quadro do coronavírus e segundo o governador da Califórnia, Gavin Newsonm, Hollywood poderá retomar a produção de filmes e séries muito em breve, no dia 12 de Junho.

Em um comunicado oficial o governador anunciou as últimas estatísticas sobre o surto, além de ponderar novas diretrizes sobre como os trabalhos poderão ser retomados.

Confira:

“A produção de TV e cinema poderá ser retomada na Califórnia a partir do dia 12 de junho de 2020 e sujeita à aprovação dos oficiais de saúde pública do condado, dentro das jurisdições de operações e após uma análise epidemiológica dos dados locais. Isso inclui a avaliação de casos por 100.000 habitantes, taxa de positividade para testes e preparação local para apoiar uma onda de cuidados de saúde, proteção das populações vulneráveis, rastreamento e testes de contatos”.

“Para reduzir o risco de transmissão de COVID-19, produções, elenco, equipe e outros trabalhadores da indústria devem obedecer aos protocolos de segurança acordados pelo trabalho e pela administração, que podem ser aprimorados ainda mais pelos oficiais de saúde pública do condado. Todos devem seguir as diretrizes do Office Workspace, publicadas pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia e pelo Departamento de Relações Industriais da Califórnia, a fim de reduzir o risco de transmissão do COVID-19”.

As diretrizes específicas que pautarão o novo modelo operacional em Hollywood ainda não foram publicadas, mas a expectativa é de que sigam os mesmos parâmetros já determinados pela Nova Zelândia – que já autorizou a retomada dos trabalhos, com até mesmo a produção de Avatar e a série de Senhor dos Anéis sendo continuada na região.