Por Alysson Melo

 

 

SÉRIE BRASILEIRA ‘O QUE ESTÁ EMERGINDO?’

É FINALISTA NO FESTIVAL ALEMÃO DIE SERIALE

 

Antes da pandemia, cineastas Maria Clara Parente e Camilla Cardoso já questionavam atuais crises política, socioeconômica e ecológica em websérie documental sobre o colapso dos sistemas vigentes

Premiada como Melhor Roteiro no Rio Webfest e Melhor Série no Fica.vc, produção agora concorre como Melhor Documentário e Melhor Série na Alemanha, vencedores serão anunciados dia 8 de junho

Divulgação ‘O Que Está Emergindo?’ (à esq.) | Maria Clara e Camilla no Emerge Gathering Ucrânia 2019  

 

A produção O Que Está Emergindo? [What is Emerging?] é finalista na sexta edição do festival Die Seriale, mais antiga premiação anual para séries digitais short-form da Alemanha. Idealizada, produzida e dirigida pelas cineastas e documentaristas brasileiras Maria Clara Parente e Camilla Cardoso, a websérie de três episódios – que apresenta e discute narrativas emergentes voltadas à cocriação de mudanças sistêmicas na sociedade – concorre nas categorias Melhor Documentário e Melhor Série. A cerimônia de premiação, que pela primeira vez acontecerá de forma online devido à pandemia, será entre 3 e 8 de junho.

Antes da pandemia do novo coronavírus, que escancarou o colapso dos sistemas vigentes na sociedade atual, as cineastas brasileiras já transmitiam na série a mensagem central de que é preciso “diminuir o ritmo se os tempos são urgentes”. Em conversas com personalidades cujo trabalho tem ganhado maior evidência devido às crises sociais agravadas atualmente – como o professor nigeriano Bayo Akomolafe, foco do segundo episódio da série – a obra coloca luz na iminente necessidade por mudanças estruturais no mundo.

De caráter investigativo e experimental – em meio a entrevistas com especialistas das mais diversas áreas do conhecimento como Bayo Akomolafe, Clarissa Diniz, Ernesto Neto, Jonathan Dawson, Katherine Trebeck, Marz Saffore, Philip Franses e Vanessa Andreotti – O Que Está Emergindo? é uma série de três episódios que busca trazer novos paradigmas e colaborar para uma mudança de mentalidade, com uma abordagem que mistura ecologia com filosofia. A obra foi produzida em parceria com a plataforma alemã-sueca EMERGE.

Com a série, Maria Clara e Camilla procuram entender o que está por trás das crises política, social, econômica e ecológica do mundo atual, evidenciando que estamos vivendo um momento caótico e, paralelamente, como podemos mudar os sistemas atuais para formas mais regenerativas de viver. Assim, O Que Está Emergindo? busca transmitir inspiração e conscientização de mudança pessoal, para que tal mudança reflita-se na sociedade e nas mudanças que o mundo precisa.