Por Alysson Melo

 

No dia 25 de maio é o dia do massagista e para homenagear esses profissionais selecionamos 5 longas que tem massagem ou retratam massagistas no decorrer do longa.

 

6- The Masseur – Masahista (2005)

 

The Masseur – Masahista (2005)

Iliac (Coco Martin) é um massagista de 20 anos e clientela na maioria das vezes é é gay. Na casa de massagens onde trabalha, o sexo é uma consequência. Fora do local de trabalho, ele tem uma namorada que trabalha em um bar no Japão. Mas após a morte do pai, ele viaja para o interior e descobre a realidade da decadência, do amor, da vida e da sobrevivência.

 

5- Touchy Feely (2013)

Touchy Feely (2013)

Dois profissionais que trabalham com o tato sofrem transformações brutais em suas carreiras: enquanto uma massagista desenvolve uma aversão súbita ao toque humano, um dentista tímido e pouco sociável começa a receber cada vez mais pessoas em seu consultório, por causa de seu toque com poderes supostamente curadores.

 

4- Intocáveis (Intouchables) (2011)

 

Intocáveis (Intouchables) (2011)

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas no seu estado. Aos poucos ele aprende a função, apesar das diversas gafes que comete. Philippe, por sua vez, se afeiçoa cada vez mais a Driss por ele não tratá-lo como um pobre coitado. Aos poucos a amizade entre eles se estabele, com cada um conhecendo melhor o mundo do outro.

 

3- O Massagista (The Mystic Masseur) (2001)

 

O Massagista (The Mystic Masseur) (2001)

O romance de VS Naipaul se move entre farsa e comentário social mordaz em Trinidad, o país de seu nascimento. Os personagens são principalmente membros da comunidade indígena de Trinidad . O protagonista é Ganesh Ramsumair, um escritor frustrado que sobe de pobreza na parte de trás de seu talento duvidoso como um ” místico ” massagista , conhecido como Pundit Ganesh, que pode curar doenças. No final, ele se torna um político colonial bem sucedida, sob o nome de G. Ramsay Muir.

 

2 – À Procura do Amor (Enough Said) (2013)

À Procura do Amor (Enough Said) (2013)

A massagista Eva (Julia Louis-Dreyfus) é uma mulher divorciada e mãe solteira que teme a partida da sua filha para a faculdade. Ela logo começa um romance com Albert (James Gandolfini), um homem engraçado que está vivendo um momento muito parecido com o seu. Só que esse relacionamento será ameaçado com a chegada de sua nova cliente, Marianne (Catherine Keener), que é também ex-mulher de Albert.

 

1- Massagem Cega (Blind Massage) (2014)

Massagem Cega (Blind Massage) (2014)

Ma (Huang Xuan) perdeu a visão num acidente durante a infância e agora está contando com sua audição. Seus colegas de trabalho, em uma casa de massagem, compartilham desta condição. Dr. Wang (Guo Xiaodong) é um homem que se envolve com os negócios clandestinos de seu irmão e sua noiva Kong (Zhang Lei) sabe que seus pais não vão aceitar que ela tenha um marido cego. Há também Yiguang (Mu Huaipeng), que perdeu a visão num acidente numa mineradora e que leva Ma para um bordel. E a prostituta Mann (Huang Lu), por quem Ma se apaixona.