Por Eduardo Pepe

 

Independente da origem, o beijo permanece sendo lembrado e comemorado todos os dias, sobretudo na cultura ocidental, é símbolo de carinho e afeto. E por sua importância e popularidade é extremamente comum de ser representado no cinema. Algumas das maiores cenas da história da sétima arte envolvem o beijo. Por isso,  selecionamos oito cenas de beijos que marcaram de alguma forma o cinema. 

 

 

8 – Cidade de Deus (2002)

Das diversas emblemáticas cenas do clássico de Fernando Meirelles, a mais bonita é justamente a do beijo. Muito disso se deve ao fato de um filme sobre a difícil vida em uma comunidade periférica ao longo de algumas décadas ser tão pesado, eletrizante e sofrido que sobra pouco espaço para cenas mais românticas. A melhor delas serviu justamente para o cartaz internacional do filme: a personagem de Alice Braga, que é o interesse amoroso do protagonista, dá um beijinho na bochecha do personagem de Alexandro Rodrigues numa despretensiosa ida a praia. Ajuda e muito a brilhante fotografia César Charlone que deixa tudo em tons mais fortes, saturados combinando com o clima intenso do filme. Foi indicado a 4 Oscar, incluindo Melhor Direção. 

 

7 – Casablanca (1942)

Embora seja um dos romances mais famosos de todos os tempos, o filme de Michael Curtiz estrelado por Humphrey Borgat e Ingrid Bergman tem apenas uma cena de beijo entre o casal principal que vive o conflituoso romance proibido que norteia a trama, que se passa no Marrocos durante a Segunda Guerra Mundial. Talvez justamente por isso que o singelo beijo do casal é tão lembrado até hoje. Por isso e pela frase que ela diz: “Me beije como se fosse a última vez”. Venceu 3 Oscar, incluindo Melhor Filme. 

 

6 – Homem-Aranha (2002)

Um exemplo mais recente, mas igualmente notório e conhecido. A cena marcou tanto que se alguém fala “beijo Homem-Aranha” já se sabe exatamente a posição desse beijo: uma das partes de cabeça para baixo e, de preferência, com ambos molhados pegando chuva. 

 

 

5 – Cinema Paradiso (1988)

O filme conta com várias sequências envolvendo beijo, inclusive, a famosa cena do primeiro beijo entre os personagens de Marco Leonardi e Agnese Nano, mas o que marca mais ainda é quando finalmente é exibido uma cena de beijo no cinema no qual se passa a maior parte do filme. Até então, todas as cenas de beijo eram cortadas antes da exibição para o público da cidade. Venceu o Oscar de Filme Estrangeiro. 

 

4 – O Segredo Brokeback Mountain (2006)

Existem algumas cenas de beijo marcantes nesse romance entre cowboys que marcou época e quebrou barreiras, mas a mais lembrada delas é a quando os dois jovens amantes se reencontram depois de muito tempo afastados e, mesmo estando na frente da casa de um deles, não se aguentam e se beijam desesperadamente. Venceu 4 Oscar, incluindo Melhor Direção. 

 

3 – Asas (1927)

O primeiro beijo entre pessoas do mesmo sexo exibido no cinema foi no clássico “Asas”, o primeiro longa a ganhar o Oscar de Melhor Filme. O beijo de despedida entre amigos não tinha uma conotação sexual nesse épico de guerra, mas já foi bem ousado e marcante para a época e até hoje é referência quando se fala na representação do beijo na cultura popular.

 

 

 

2 – Domingo Maldito (1971)

Já quando se fala em beijo romântico de verdade entre duas pessoas do mesmo gênero, a referência é esse drama romântico sobre um triângulo amoroso que um escultor forma tendo casos simultâneos com uma operária e um médio. A atriz duas vezes vencedora do Oscar Glenda Jackson é a parte feminina do trio e o beijo em questão foi entre Murray Head e Peter Finch. O ousado filme foi um sucesso tendo sido indicado a 4 Oscar, incluindo Melhor Direção para John Schlesinger.

 

1 – A Um Passo da Eternidade (1953)

Talvez a cena de beijo mais emblemática, imitida e marcante do cinema. Os amantes feitos por Burt Lancaster e Deborah Kerr se beijam erótica e apaixonadamente numa praia de maré intensa. Provavelmente não deve ter sido tão bonito de se fazer quanto é de se ver, mas o clássico de Fred Zinnemann vai bem além dessa cena sendo um dos filmes de guerra mais famosos e fundamentais da história do cinema. Ganhou 8 Oscar, incluindo Melhor Filme e Direção.