Por Alysson Melo

 

No dia 26 de maio é comemorado no Brasil o dia Nacional do Bombeiro e para homenagear esses grandes profissionais que são importantes a todos, preparamos uma lista com top 8 longas que mostra esses profissionais em atividade que é tão difícil e arriscada e que já foi abordada diversas vezes tanto em filmes como séries de televisão. Confira abaixo e maratone já.

 

8- Torres Gêmeas (World Trade Center) (2006)

11 de setembro de 2001. Will Jimeno (Michael Pena), integrante do Departamento da Polícia Portuária, parte para mais um dia de trabalho. O sargento John McLoughlin (Nicolas Cage), veterano do Departamento, já estava acordado há algumas horas, em decorrência de sua ronda diária de uma hora e meia até a cidade. Jimeno, McLoughlin e seus colegas partem para o centro de Manhattan, como se fosse um dia qualquer. Até que um ataque terrorista ao World Trade Center muda completamente a situação, fazendo com que toda a equipe do Departamento seja convocada com urgência ao local do ataque. A 1ª equipe a entrar na torre não-atingida é composta por 5 homens, entre eles Jimeno e McLoughlin. Porém enquanto eles estão dentro do prédio, tentando ajudar os sobreviventes da torre em chamas, um 2º ataque terrorista atinge o World Trade Center, exatamente no prédio que ainda não tinha sido atingido.

 

7- À Prova de Fogo (Fireproof) (2008)

No trabalho, o bombeiro Caleb Holt é um profissional que cumpre com todos os princípios, sendo um deles nunca deixar um companheiro para trás em uma situação de perigo. Já em sua casa, ao lado da esposa Catherine, as coisa são bem diferentes. Caleb é um marido ausente e depois de sete anos de união o relacionamento está chegando ao fim. O pai de Caleb pede então que ele inicie uma experiência de 40 dias, denominada “O Desafio do Amor”, na tentativa de salvar o casamento.

 

6- Fahrenheit 451 (2018)

 

Em um futuro opressivo dominado pela tecnologia, a posse de livros e a literatura são proibidas. Guy Montag (Michael B. Jordan) é um bombeiro, sua principal missão é queimar todos os livros que existem até que não sobre mais nenhum deles. No entanto, ele conhece Clarisse McClellan (Sofia Boutella), uma jovem misteriosa que faz com que ele comece a questionar suas atitudes e todo o sistema vigente.

 

5- Cortina de Fogo (Backdraft) (1991) 

Chicago, 1971. Quando criança, Brian McCafferty (William Baldwin) viu seu pai, bombeiro, perder a vida no cumprimento do dever. Vinte anos depois ele passa a integrar o corpo de bombeiros, juntando-se ao irmão mais velho, Stephen (Kurt Russell). Os dois o tempo todo e Brian vai trabalhar com Donald Rimgale (Robert De Niro) na investigação de uma cortina de fogo que pode ter motivações políticas.

 

4- Brigada 49 (Ladder 49) (2004)

Jack Morrison (Joaquin Phoenix) é um bombeiro inexperiente, que ingressou na corporação há pouco tempo. Logo ele faz amizade com os companheiros de tropa, seguindo à risca as ordens de seu chefe e mentor, o capitão Mike Kennedy (John Travolta). Ao mesmo tempo em que se arrisca ao realizar seu trabalho, Jack precisa lidar com as constantes reclamações de sua esposa, Linda (Jacinda Barrett), que lhe pede mais atenção. Quando Jack fica preso no pior incêndio que já enfrentou, ele começa a avaliar sua vida e as coisas que mais preza, sua família e sua carreira.

 

3- Através do Fogo (Sauver ou périr) (2018)


O filme conta a história de Franck Pasquier (Pierre Niney), um bombeiro parisiense que parece ter a vida perfeita: um casamento feliz, gêmeos a caminho e uma competência invejável no trabalho. Ao concluir seu treinamento, o jovem é promovido a chefe da divisão de incêndios do Corpo de Bombeiros. Um dia, Franck e sua equipe são chamados para dar suporte a um incêndio de larga escala, mas ele acaba preso no meio das chamas durante uma tentativa de salvar seus companheiros. A partir de então, ele passa a lidar com as consequências do acidente e a redescobrir a vontade de viver

 

2- Carlitos Bombeiro (The Fireman) (1916)

Um homem, em combinação com o chefe dos bombeiros, planeja colocar fogo na casa em que mora a fim de receber o dinheiro do seguro. Quando a casa começa a queimar, Carlitos corre para salvar Edna, que sem saber de nada, dormia em seu quarto.

 

1- Homens de Coragem (Only The  Brave) (2017)

Em 2013, um incêndio de proporções catastróficas toma conta da Colina de Yarnell no estado do Arizona. Quando um raio atinge o local, um grupo de bombeiros de elite, liderados por Eric Marsh (Josh Brolin), se arrisca para tentar pôr fim a um dos maiores incêndios da história dos Estados Unidos. Baseado em fatos reais.