Por Alysson Melo

 

 

TERÇA- FEIRA 02-06

#Provoca em Casa – Denise Fraga

O #Provoca em Casa desta terça-feira (2/6) traz como convidada a atriz e escritora Denise Fraga, conhecida por sua participação em produções nacionais icônicas, como Retrato Falado e O Auto da Compadecida. Na entrevista, Denise comenta sobre a atuação de Regina Duarte no governo Bolsonaro, o impacto da pandemia na vida dos profissionais da cultura e, também, fala de sua rotina em casa ao lado da família. Apresentado por Marcelo Tas, vai ao ar a partir das 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.

 

QUARTA- FEIRA 03/06

Modernistas – Victor Brecheret

Nesta quarta-feira (3/6), vai ao ar o último episódio da série inédita Modernistas, que desta vez retrata a vida e obra de Victor Brecheret. O gênio, escultor conhecido pelas obras espalhadas pela cidade de São Paulo, tem uma trajetória que se mistura com alguns momentos importantes da história da capital paulista e que dialogam com a cultura brasileira. Na edição, a filha do artista Sandra Brecheret fala da biografia do pai, do período em que viveu na Europa, seus grandes monumentos e também das esculturas funerárias que fez ao longo da vida, entre elas a Musa Impassível, exposta na Pinacoteca de São Paulo. O episódio vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Opinião Nacional – O que pensa o brasileiro?

No Opinião Nacional desta quarta-feira (3/6) será discutido o que pensa o brasileiro em meio a esse momento. No Brasil, além do novo coronavírus, há também uma crise política e econômica que tem agitado os noticiários e a vida de todos. Como lida o brasileiro com a situação, como vê o presente e as incertezas do futuro, e quais os valores e ideologias nesse momento são alguns dos questionamentos que serão levantados ao longo da edição. O programa, apresentado por Andresa Boni, vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

 

QUINTA-FEIRA 04/06

Cientistas Brasileiros Entre os Melhores – Elza Melo

Nesta quinta-feira (4/6), na série Cientistas Brasileiros Entre os Melhores, o público conhece o trabalho da Dra. Elza Melo, que é professora titular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), instituição pela qual possui graduação em Medicina e mestrado em Ciência Política. É, ainda, doutora em Medicina Social pela Universidade de São Paulo (USP). O episódio mostra, mais especificamente, seus esforços aplicados no estudo e abordagem da violência, em especial, contra a mulher. Vai ao ar às 23h45, na TV Cultura.

 

SEXTA-FEIRA 05/06

MINIDocs, do Palco para o Mundo – Ben De La Cour

Na sexta-feira (5/6), o MINIDocs explora a música norte-americana por meio do cantor e compositor pop Ben De La Cour. No lendário Blackbird Studio, em Nashville, o artista performa canções como Company Town, Dixie Crystals e Mobile Bay. Sobre sua forma de compor, Ben diz: “Para mim, o processo é uma linha tênue entre forçar e não forçar. Você não pode forçar uma música, mas também não pode sentar e esperar que a inspiração chegue até você. Eu não tiro o pé do acelerador, mas deixo a coisa vir até mim”. A atração vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

 

SÁBADO 06/06

Cultura Livre – Tuyo

No sábado (6/6), o Cultura Livre recebe a banda Tuyo, que apresenta seu primeiro disco, intitulado Pra Curar. O grupo interpreta faixas como Vidaloca, Cuidado e Conselho do Bom Senso. Além disso, o programa conta com a presença do cantor Felipe Cordeiro no quadro Minha Primeira Vez, e com uma matéria sobre Luiz Gonzaga, o Rei do Bailão. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Clássicos – Concerto de Verão da Filarmônica de Viena

O Clássicos deste sábado (6/6) leva ao ar o Concerto de Verão da Filarmônica de Viena – uma das melhores e mais tradicionais orquestras do mundo. O concerto, que aconteceu em 2016 nos jardins do Palácio de Schöbrunn, monumento histórico e cultural da Áustria, conta com um repertório todo dedicado à música francesa. A Filarmônica tem Semyon Bychkov na regência, Katia e Marielle Labeque nos pianos, e apresenta composições de Georges Bizet, Hector Berlioz, Francis Poulenc e Maurice Ravel. A atração vai ao ar às 23h, na TV Cultura.

 

DOMINGO 07/06

Sr. Brasil – João Ormond e Tom Zé

No domingo (7/6), o Sr. Brasil recebe os músicos João Ormond e Tom Zé. João apresenta as músicas Saudade Faveira e Lá no Sítio Ribanceira, ambas composições suas em parceria com outros músicos. Tom, por sua vez, performa as canções autorais Menina Jesus e Minha Carta. O programa, apresentado por Rolando Boldrin, vai ao ar a partir das 9h, na TV Cultura.

Café Filosófico – Especial Flávio Gikovate

O Café Filosófico deste domingo (7/6) homenageia o psiquiatra e psicanalista Flávio Gikovate. A edição percorre uma série de reflexões que ele fez por mais de uma década ao longo do programa. Com uma linguagem simples, bem-humorada, mas também crítica, Gikovate falou sobre como a sociedade lida com o cotidiano, os relacionamentos, a separação entre amor e sexo, e as diferenças entre percepções da mulher e do homem. Além disso, sua prática em psicoterapia permitiu seu constante exercício na busca da compreensão das escolhas humanas e o mundo construído. Vai ao ar às 19h, na TV Cultura.

Persona – Claudia Raia

No domingo (7/6), o Persona presta homenagem à atriz Claudia Raia e revela momentos marcantes na vida da artista. Em um bate-papo descontraído, ela comenta sua trajetória e responde às perguntas do diretor Gerson Steves e do dramaturgo Eduardo Martini. Com um vasto arquivo de trabalhos em televisão e musicais, Claudia chama atenção por sua atuação magistral dentro e fora dos palcos. “Engraçado, eu me lembro da sensação de estar entrando em casa, praticamente. Me sentia muito confortável”, diz a atriz, na edição, sobre a primeira vez em que pisou em um palco, aos três anos de idade. Vai ao ar às 21h30, na TV Cultura.